HISTÓRICO

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

NÚCLEO GESTOR

Diretor Administrativo: Viviane de Morais Borges
Coordenadora Escolar: Francisco Alberto Pinheiro e Silva
Coordenadora Escolar: José Almeida da Silva
Secretária: Miriam Bernardino Borges


Endereço: Rua: Carlos Morais, 752

Fone/Fax: 3547-1901

Email: placido@placido.seduc.ce.gov.br

Site: http://sites.google.com/site/eemplacido/home


HISTÓRICO

A Escola de Ensino Médio Plácido Aderaldo Castelo, situada à Rua Carlos Morais, 752, em Caririaçu-Ce, foi fundada em outubro de 1937. O seu terreno ocupa uma área de 3,630m². E foi doado ao Estado pelo Sr. José Nogueira de Melo e construída no governo Interventor Federal, Dr. Francisco Menezes Pimentel. Recebeu o nome de Grupo Escolar e era composta por 4 salas.
Conforme decreto nº. 11.493 em 30 de outubro de 1975, retificaram seu projeto de criação passando de Grupo Escolar para Escola de 1º grau menor (1ª a 4ª séries), outras salas foram construídas e novas séries implantadas. Tiveram várias diretoras, pessoas competentes, renomadas e atuantes na comunidade por desenvolverem trabalhos relevantes e empreendedores na área educacional. A primeira foi a Sra. Julita Rodrigues de Farias, depois veio a Sra. Luiza Furtado Lacerda, Maria Zuli Morais Lima, Maria Floscoelle Machado Lacerda e Maria Zilene de Almeida Oliveira. Ressaltamos ainda outras pessoas de renome que fizeram parte do seu corpo docente, que muito contribuíram para o seu crescimento, foram elas: Semírames Botelho Costa, Raimunda Trajano Borges, Maria Ceci Morais Borges, Francisca Isa de Morais Alencar, Lúcia Vanda de Morais Guimarães, Adelina Dolores Pinheiro e Silva, Raimunda Borges Vieira, Generosa Saraiva Vieira Pereira e outras.
Na década de 60, como o número de alunos ainda era pequeno, funcionava somente o turno diurno, por esse motivo foi cedida à CNEC-CENTRO EDUCACIONAL SÃO PEDRO, com o turno noturno até a mesma conseguir fazer sua sede própria. Em 1988 foi implantado o 1º grau maior (5ª a 8ª séries) funcionando com 8 salas de aula. A partir daí iniciaram-se as grandes transformações, em 09 de abril de 1991 foi autorizada pelo parecer 168/91 e reconhecida somente em 27 de maio de 1993 pelo parecer 470/93 com validade até 31 de dezembro de 1995. O referido parecer foi renovado em 08 de janeiro de 1996 sob o nº 305/96 válido até 31 de dezembro de 1998 cujo reconhecimento muito foi prorrogado pelo parecer nº 746/97.
Em 24 de novembro de 1999, conforme o parecer nº 1086/99 esta instituição foi credenciada pelo Conselho de Educação do Ceará com o pleno reconhecimento do curso de Ensino Médio, ato que se repetirá a cada 3 anos conforme as Leis e Diretrizes da Educação do Ceará e Nacional.
Outras inovações permearam a sua trajetória como o acontecimento de 03 de setembro de 1995, quando foi realizada a primeira eleição para diretores escolares, onde foi eleita a Sra. Lúcia Maria Alves Botelho como Diretora Administrativa, figura de grande esmero e com ela a Sra. Jacinta de Fátima Borges Pereira, Coordenadora Pedagógica, Maria Socorro Pereira Bezerra coordenadora financeira e Maria de Fátima Ferreira como secretária. Pessoas de cunho educacional bastante elevado. Este núcleo permaneceu por 3 anos, quando novamente aconteceu o ato eletivo em 20 de dezembro de 1998, sendo reeleita a Sra. Lúcia Maria Alves Botelho, assumindo juntamente com a Sra. Maria Socorro Pereira Bezerra como Coordenadora Pedagógica, Geraldo Luciani de Souza Lacerda como Coordenador Financeiro e Maria de Fátima Ferreira como Secretária.
Enfatizamos que o período de permanência de cada núcleo alcançaria quatro anos, situação que mudou a partir do ano de 2004 através de um decreto da Assembleia Legislativa do Ceará, que ampliou esse período por mais um ano, portanto, quatro anos de duração cada período de gestão.
Informamos também que no período de julho a dezembro de 2004 a Professora Jacinta de Fátima Borges Pereira assumiu a direção da escola, pois, Diretora da época afastou-se para concorrer a Cargo de Vereadora nas Eleições daquele ano.
Esta Unidade é considerada hoje um grande pólo cultural em nossa comunidade, estando a serviço de toda população, pois,  implantou-se no ano de 2006 o Nível Médio na Modalidade Normal que teve seu inicio no dia XIII de fevereiro com duas salas de aula com 50 alunos em cada, esta foi mais uma conquista da nossa escola para o povo caririaçuense e região. Isso demonstra que o trabalho desenvolvido por todos os envolvidos tem objetivos, compromissos e ações progressivas, visando formar cidadãos preparados para o convívio em sociedade.
O Professor Francisco Alberto atuou como Diretor Administrativo no período de 2005 à 2012. Neste momento a escola conseguiu avanços importantes na parte estrutural e pedagógica, inicialmente esteve ao seu lado como Coordenadora Escolar a Professora Cícera Nepomuceno e Cícera keily.
Atualmente, inicia a gestão da Professora Viviane de Morais Borges para o período 2012 à 2016.






 

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